segunda-feira, 22 de junho de 2009

1ª Oficina Gestar Matemática

O que è o Gestar?

Programa de Formação Continuada semipresencial para formação de professores de Matemática e Língua Portuguesa.

Proposta Pedagógica do Gestar:

Busca valorizar a escola e fortalecer a capacidade de construção da aprendizagem de qualidade.

O Programa pretende contribuir para a qualidade do atendimento ao aluno, reforçando a competência e a autonomia dos professores na sua prática pedagógica.

FORMAÇÃO CONTINUADA PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Objetivo:desenvolver novas práticas pedagógicas visando aquisição do conhecimento para melhoria da qualidade do ensino.

Foco: Atualização dos saberes profissionais.

Base: PCN’s

Fundamentos:Teoria e pressupostos da educação à distância que prevê:

ü Estratégias de estudo individual;

ü Fortalecimento da autonomia do estudante.

TRANSFORMAR SIGNIFICA:

Ultrapassar o estabelecido, desmontar os antigos referenciais, adotar novas bases conceituais outras modalidades de ação, ligando objetividade e subjetividade( Maria da Glória Pimentel – anotações de palestra – 1999).

Modalidade do Programa

A formação continuada é entendida como uma ferramenta de profissionalização capaz de proporcionar aos professores espaço sistemático de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola, a cerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição.

Foco do Professor
O programa é desenvolvido por meio
de oficinas de trabalho semanais nas escolas, coordenadas pelo formador do GESTAR, com a participação do coordenador e dos professores da escola.

O GESTAR é planejado e organizado com foco nas habilidades que os alunos devem desenvolver durante o ano escolar. Para essa finalidade é realizada a avaliação diagnóstica do aluno, que envolve um conjunto de procedimentos de monitoramento do progresso da sua aprendizagem em L. Portuguesa e Matemática
Está assim distribuído:

*Gestar I - 1° ao 5° ano;

*Gestar II - 6° ao 9° ano (matemática e língua portuguesa);

Materiais para estudo do professor cursista:

Língua Portuguesa e Matemática:

Cadernos Teóricos: práticas para os estudos autônomos e independentes;

Geral: Guia Geral;

Cadernos de Teoria e Prática: os Tp’s

Módulos:

O Gestar II será dividido em dois módulos:

Módulo I – Língua Portuguesa:

Tp1: Linguagem e Cultura;

Tp2: Análise Lingüística e análise Literária;

Tp3: Gêneros e tipos textuais.

Módulo I – Matemática:

Tp1: Matemática na alimentação e nos esportes;

Tp2: Matemática nos esportes e nos seguros;

Tp3: Matemática nas formas geométricas e na ecologia.

Proposta Pedagógica do Gestar II:

Ensino-Aprendizagem;

Relação professor – aluno;

Papel do professor;

Sala de aula: espaço educativo;

Avaliação;

Concepção de competência;

Relação entre comunidade e escola no papel educacional.

Currículo do Gestar: divisões dos Tp’s

Parte I:

Cada Tp é apresentado em quatro unidades, sendo que cada unidade e ainda dividida em três seções.

A cada duas unidades do Tp, possui 01 capítulo intitulado: “ Ampliando as nossas referências.”

Cada unidade possui além das seções, leituras sugeridas,bibliografia e correção de atividades.

Parte II

- Lição de casa 1 e 2;

Parte III

- Oficinas

Atividades previstas:

Troca de experiências e reflexão individual e em grupos;

Esclarecimento de dúvidas e questionamentos;

Planejamento e elaboração de situações didáticas;

Análise crítica da prática em sala de aula e atividades dos alunos.

Quem coordena a Formação?

O Formador – que é um educador qualificado especialmente para atuar no Gestar, supervisionado por um coordenador geral.



Organograma


Funções do Formador:

ü Organizar as oficinas Coletivas;

ü Administrar o tempo;

ü Organizar os grupos de trabalho;

ü Promover debates;

ü Sintetizar idéias e registrá-las;

ü Realizar Plantões pedagógicos;

ü Fazer o acompanhamento pedagógico.

Avaliação do Programa

Avaliação do desempenho escolar dos alunos: Avaliação de Entrada/Saída;

Avaliação do desempenho dos professores;

Avaliação nas sessões presenciais;

Através do material produzido;

Desempenho na sala de aula;

Avaliações de conteúdos.

Certificação do professor cursista:

Freqüência(mínima de 90% nas oficinas);

Transposição didática e desempenho nas oficinas

Conceitos emitidos pelo formador referentes à lição de casa ou à Transposição Didática;

Auto avaliação do professor cursista;

Apresentação do projeto a ser implantado na escola em que trabalha

LOCAL DE TRANSFORMAÇAO.

Escola com:

Trabalho conjunto;

Troca de experiências;

Diálogo;

Respeito à diversidade de pontos de vista.

RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO:

O próprio profissional.

Como?

  1. Desejo, prazer e amor.
  2. Desejo e prazer de transmitir nossa herança cultural;
  3. Amor pelo conhecimento e pelos alunos;

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