O que è o Gestar?
Programa de Formação Continuada semipresencial para formação de professores de Matemática e Língua Portuguesa.
Proposta Pedagógica do Gestar:
Busca valorizar a escola e fortalecer a capacidade de construção da aprendizagem de qualidade.
O Programa pretende contribuir para a qualidade do atendimento ao aluno, reforçando a competência e a autonomia dos professores na sua prática pedagógica.
FORMAÇÃO CONTINUADA PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
• Objetivo:desenvolver novas práticas pedagógicas visando aquisição do conhecimento para melhoria da qualidade do ensino.
• Foco: Atualização dos saberes profissionais.
• Base: PCN’s
• Fundamentos:Teoria e pressupostos da educação à distância que prevê:
ü Estratégias de estudo individual;
ü Fortalecimento da autonomia do estudante.
TRANSFORMAR SIGNIFICA:
• Ultrapassar o estabelecido, desmontar os antigos referenciais, adotar novas bases conceituais outras modalidades de ação, ligando objetividade e subjetividade( Maria da Glória Pimentel – anotações de palestra – 1999).
Modalidade do Programa
A formação continuada é entendida como uma ferramenta de profissionalização capaz de proporcionar aos professores espaço sistemático de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola, a cerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição.
• Foco do Professor
O programa é desenvolvido por meio
de oficinas de trabalho semanais nas escolas, coordenadas pelo formador do GESTAR, com a participação do coordenador e dos professores da escola.
O GESTAR é planejado e organizado com foco nas habilidades que os alunos devem desenvolver durante o ano escolar. Para essa finalidade é realizada a avaliação diagnóstica do aluno, que envolve um conjunto de procedimentos de monitoramento do progresso da sua aprendizagem
Está assim distribuído:
*Gestar I - 1° ao 5° ano;
*Gestar II - 6° ao 9° ano (matemática e língua portuguesa);
Materiais para estudo do professor cursista:
Língua Portuguesa e Matemática:
• Cadernos Teóricos: práticas para os estudos autônomos e independentes;
• Geral: Guia Geral;
• Cadernos de Teoria e Prática: os Tp’s
Módulos:
O Gestar II será dividido em dois módulos:
Módulo I – Língua Portuguesa:
Tp1: Linguagem e Cultura;
Tp2: Análise Lingüística e análise Literária;
Tp3: Gêneros e tipos textuais.
Módulo I – Matemática:
Tp1: Matemática na alimentação e nos esportes;
Tp2: Matemática nos esportes e nos seguros;
Tp3: Matemática nas formas geométricas e na ecologia.
Proposta Pedagógica do Gestar II:
• Ensino-Aprendizagem;
• Relação professor – aluno;
• Papel do professor;
• Sala de aula: espaço educativo;
• Avaliação;
• Concepção de competência;
• Relação entre comunidade e escola no papel educacional.
Currículo do Gestar: divisões dos Tp’s
• Parte I:
Cada Tp é apresentado em quatro unidades, sendo que cada unidade e ainda dividida em três seções.
A cada duas unidades do Tp, possui 01 capítulo intitulado: “ Ampliando as nossas referências.”
Cada unidade possui além das seções, leituras sugeridas,bibliografia e correção de atividades.
• Parte II
- Lição de casa 1 e 2;
• Parte III
- Oficinas
Atividades previstas:
• Troca de experiências e reflexão individual e em grupos;
• Esclarecimento de dúvidas e questionamentos;
• Planejamento e elaboração de situações didáticas;
• Análise crítica da prática em sala de aula e atividades dos alunos.
Quem coordena a Formação?
O Formador – que é um educador qualificado especialmente para atuar no Gestar, supervisionado por um coordenador geral.
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Funções do Formador:
ü Organizar as oficinas Coletivas;
ü Administrar o tempo;
ü Organizar os grupos de trabalho;
ü Promover debates;
ü Sintetizar idéias e registrá-las;
ü Realizar Plantões pedagógicos;
ü Fazer o acompanhamento pedagógico.
Avaliação do Programa
• Avaliação do desempenho escolar dos alunos: Avaliação de Entrada/Saída;
• Avaliação do desempenho dos professores;
• Avaliação nas sessões presenciais;
• Através do material produzido;
• Desempenho na sala de aula;
• Avaliações de conteúdos.
Certificação do professor cursista:
• Freqüência(mínima de 90% nas oficinas);
• Transposição didática e desempenho nas oficinas
• Conceitos emitidos pelo formador referentes à lição de casa ou à Transposição Didática;
• Auto avaliação do professor cursista;
• Apresentação do projeto a ser implantado na escola em que trabalha
LOCAL DE TRANSFORMAÇAO.
Escola com:
• Trabalho conjunto;
• Troca de experiências;
• Diálogo;
• Respeito à diversidade de pontos de vista.
RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO:
O próprio profissional.
• Como?
- Desejo, prazer e amor.
- Desejo e prazer de transmitir nossa herança cultural;
- Amor pelo conhecimento e pelos alunos;
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